sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Trabalhos 4º Ano C e D



Projeto Tamar

O trabalho que os Alunos do 4º Ano C e 4ºAno D desenvolveram do Projeto Tamar Permitiu que entrassem contato com os animais marinhos, conscientizando sobre a preservação das tartarugas. Esse tema entrou como um conhecimento mais significativo para o grupo, pois a cidade de Itanhaém é banhada pelo oceano atlântico, onde proporciona uma vivência maior sobre o conceito estudado

O Projeto Tamar-ICMBio é uma iniciativa estabelecida no Brasil desde 1980, conceituada internacionalmente como um dos mais notáveis programas ambientais e científicos da atualidade, cuja missão é afastar da extinção as cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil: tartaruga-cabeçuda ( Caretta caretta ), tartaruga-de-pente ( Eretmochelys imbricata ), tartaruga-verde ( Chelonia mydas ), tartaruga-oliva ( Lepidochelys olivacea ) e tartaruga-de-couro ( Dermochelys coriace ), por meio de três linhas de ação: Conservação e Pesquisa Aplicada, Educação Ambiental e Desenvolvimento Local Sustentável.

Junto com as atividades de monitoramento das áreas de ocorrência de tartarugas marinhas, são implementados projetos de desenvolvimento comunitário, que tem por objetivo gerar alternativas econômicas ecologicamente corretas, empregos, renda e oportunidades de profissionalização que envolvam as comunidades costeiras no programa de conservação. Assim, além de sensibilização e a conscientização, Tamar oferece às populações um outro jeito de ganhar a vida. Hoje, os mesmos pescadores que antes matavam as tartarugas para alimentação ou exploração comercial tornaram-se peças importantes na proteção desses animais. Ações de educação ambiental, valorização cultural e inclusão social também são realizadas de acordo com as possibilidades e demandas locais.

Revista: Programa - Amigos do Mar Guia do Professor