quinta-feira, 23 de maio de 2013

PROJETO DE LEITURA 2013 Leitura semanal do jornal A TRIBUNA 4º ano A , Prof. Vanilde da Silva



Leitura semanal do jornal A TRIBUNA
4º ano A

O trabalho realizado com jornal ajuda os jovens e adultos a utilizarem os recursos das tecnologias de informação e comunicação para a sua inserção social, pois aprenderão sobre algo que tem função real na sociedade da qual fazem parte e estarão sempre atualizados em relação ao que acontece no mundo, estabelecendo o vínculo necessário entre o que é aprendido na escola e o conhecimento extra-escolar.
Levar jornais para a sala de aula é trazer o mundo para dentro da escola. Dessa forma valorizando os conhecimentos dos alunos, conduzindo-os a norma culta, possibilitando o trabalho em equipe, promovendo a leitura ágil e atraente e também proporcionando a oportunidade de formar bons leitores, é o nosso papel enquanto professor.
Iniciei com uma conversa com os alunos sobre o trabalho de leitura com jornal e seus objetivos, ao mesmo tempo em que perguntei o que eles gostariam de saber, promovendo também uma discussão a respeito do que eles já conheciam desse meio de comunicação. Em seguida, houve a apresentação da diversidade de cadernos e assuntos abordados em um jornal, identificando os diferentes gêneros textuais de imprensa e a finalidade de cada um, trabalhando em grupos na localização e leitura das matérias que considerassem mais interessantes, logo após entreguei uma folha para preencherem com os dados do jornal e dando a opinião da notícia lida.
Expliquei que irão levar o jornal para casa duas vezes por semana e escolherão (com a família), uma notícia para ler e escrever a opinião numa folha idêntica a que fizeram em sala de aula.
Para ativar os conhecimentos prévios em relação ao que irão ler, bem como permitir a comparação crítica, solicitei que assistissem aos noticiários na televisão do dia anterior.
No dia seguinte, levei para sala o jornal A TRIBUNA de dias diferentes, desafiando-os a interpretarem, com olhar crítico, as informações e as imagens divulgadas, relacionando-as com a realidade local. Em seguida, fizemos grupos de quatro alunos procurando criar um clima que favorecesse a troca de idéias e informações entre os participantes do grupo. Os alunos no primeiro momento folhearam os jornais à vontade, discutiram seu conteúdo, formando o juízo de valores ou de apreciação. Discutimos sobre um assunto que está veiculando várias formas de noticiário, que é a DENGUE. Pedi para o grupo classificar notícias sobre a Dengue, onde após a leitura, preencheram uma folha com os dados do jornal justificando suas posições e anotando as suas conclusões. Levei também textos informativos sobre a dengue e os grupos leram, discutiram, resumiram e após apresentaram os resultados para a sala.
Para conscientizar os colegas e comunidade, realizamos a palestra: “Unidos contra a DENGUE”, onde os alunos ensinaram para o 1º ano B tudo o que aprenderam sobre o assunto. Após a palestra o restante da sala realizou atividades diversificadas com os pequenos. No final entregaram panfletos para os alunos levarem para casa.




                  Prof. Vanilde da Silva